segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Chakras


Chakras
Em sânscrito a palavra Chakra significa vórtices, círculos.
Chakras são pontos vitais de energia que possuímos por todo o corpo.
É através dos Chakras que podemos analisar ou pesquisar todos os bloqueios existentes junto ao corpo físico, esquecendo que toda influência passa primeiro pela aura até chegar ao corpo físico.
Dentro dos Chakras estão todos os padrões de conhecimento que um ser pode e deve possuir para um perfeito autocontrole e estar apto para ir em busca de concepções para de livrar de conflitos, ansiedades, insegurança e inadequações que acontecem no dia–a-dia.
Quando existe um bloqueio de um Chakra, existe uma interferência em nosso padrão de comportamento, o que afeta diretamente nosso desempenho.
Chakra básico (equilíbrio): rege a capacidade de realização concreta daquilo que se deseja. É ligado à capacidade de criar, à sexualidade e à agressividade.
Básico bloqueado: causa falta de equilíbrio emocional, falta de ânimo, falta de força, desgaste físico. A pessoa parece estar “no mundo da Lua”, sem estímulo e sem vida.
Nas emoções, pode causar apatia, desânimo, preguiça, desconfiança, perda de estímulo, medo ou medo relacionado com o físico.
No físico podem ocorrer doenças como hemorróidas, fissuras retais e distúrbios nos órgãos genitais, problemas na bacia, coxas e pernas, coluna, sangue e sistema nervoso.
Cor: vermelho
Chakra Umbilical (aceitação): rege o relacionamento emocional com as situações da vida, a capacidade de fazer amigos e estabelecer relações emocionais e afetivas. Geralmente está ligada à maneira pela qual a família de origem permitia ou não a troca de expressões emocionais.
Umbilical bloqueado: a pessoa fica sem estrutura para se identificar, fecha-se para o mundo, vive no passado, sem alegria e sem satisfação. Medo de exclusão.
Nas emoções pode causar absorção, retenção, eliminação, liberação.
Doenças: problemas de intestino, rins, dores nas costas (lombar).
Cor: laranja
Chakra plexo solar (auto-estima): rege o controle da vontade consciente. É o Chakra da afirmação do ego, do poder pessoal, a descoberta do próprio potencial, dando a consciência de que a própria sabedoria realizará os desejos com sucesso, trazendo felicidade e confiança.
Plexo solar bloqueado: causa perda de apetite, angústia, rancor, raiva, ódio, medo. A pessoa perde o amor próprio e não acredita em mais nada. Auto-estima baixa. Medo do abandono e de traição. Insatisfação profissional ou com relacionamento.
Nas emoções pode causar estresse, fadiga, fraqueza, tristeza. No físico podem ocorrer doenças como diabetes, pancreatite, úlcera de estômago e duodeno.
Cor: amarelo
Chakra cardíaco (controle): rege a auto estima, a valorização, tanto no sentido físico como no emocional. É o Chakra do afetivo, da capacidade de gostar de si mesmo e dos outros; é nesse Chakra que temos a medida do quanto nos sentimos ou não durante a vida.
Cardíaco bloqueado: causa palpitações, angústia, desespero, medo, pânico. A pessoa fica sem controle e não consegue separar a razão da emoção.
Nas emoções pode causar angústia, medo, pânico, desespero, depressão, tristeza, melancolia, mágoa, rancor, ódio, raiva. Medo da perda.
No físico podem ocorrer doenças como asma, bronquite, coração, derrame, doenças coronárias.
Cor: rosa e verde
Chakra laríngeo (expressão): rege a comunicação.
Laríngeo bloqueado: causa falta de criatividade, dificuldade de expressão. A pessoa se fecha e não consegue livrar-se da angústia.
Nas emoções pode causar repressão, bloqueio, medo de falar, agonia. Medo da mudança.
No físico podem ocorrer doenças como laringite, tumores, problemas com a tireóide, garganta e ouvidos.
Cor: azul.
Chakra frontal (direcionamento): rege a intuição, o caminho do desenvolvimento, da sabedoria.
Frontal bloqueado: Causa perda de perspectiva e direcionamento. A pessoa fica sem objetivos e não vê nada à sua frente.
Nas emoções pode causar nervosismo, restrição, desvalorização. Medo de ser espontâneo. Apego material, orgulho em excesso, egoísmo e ceticismo.
No físico podem ocorrer doenças como sinusite, catarata, enxaqueca, olhos e nariz.
Cor: índigo.
Chakra coronário (mental): rege a realização em todos os níveis. É o Chakra da consciência plena de si mesmo, da plenitude do ser, da espiritualização. É o Chakra da iluminação.
Coronário bloqueado: A pessoa se anula para a vida, perde o contato com a realidade e não consegue idealizar mais nada.
Nas emoções pode causar irritações, perturbação, descontrole, insônia. Medo de perder o controle.
No físico podem ocorrer doenças como disfunção do cérebro, meningite, tumores, neuroses, psicoses.
Cor: violeta, branco e dourado.
Chakras Complementares
Chakras dos pés: a consciência das condições de vida.
Nosso “religare” com a terra, com a força da Mãe Natureza; é a nossa firmeza, a nossa busca do equilíbrio.
Chakras dos joelhos: é a nossa sustentação, é a parte que segura todo o peso do nosso corpo. É o Chakra do impulsionamento, de uma força de postura, de ereção.
Chakra dos ombros: este Chakra é revelado quando estamos extremamente cansados, quando se manifesta a “quase corcunda” devido às cargas que deixamos cair sobre os ombros e que, regra geral,, não percebemos. É também um Chakra de sustentação e de impulsionamento.
Chakra das mãos: atuação direta no trabalho de energização.
É através dele que manifestamos uma força contida dentro de nós para um trabalho incrível de espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário